sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

17. Os 20 melhores jogos de sempre - Tony Hawk's Pro Skater

Tony Hawk's é uma série ainda no activo, infelizmente talvez. Tendo caíndo em declínio, no facilitismo, no comercial do videojogo e deixando de lado o que o pôs de pé: o fascínio pelo skateboard. Começou como um jogo minimalista mas ambicioso, com truques, mapas e missões com fartura, skate, skate, skate. Até ao episódio 5, "Underground", que foi o último da série em condições. A partir daí, as colaborações com a MTV, Jackass e afins, arruinaram completamente o conceito e o nome da marca Tony Hawk Pro Skater. Missões idiotas, truques e jogabilidade extremamente irreal e ridícula, gráficos em constante de proporcionalidade inversa entre qualidade/tempo. Quanto mais recente, pior. Isto na PS2, porque na PS3, têm bastante bom aspecto (vejam-se as imagens de Proving Ground), mas o mesmo jogo na PS2 tem gráficos muito inferiores ao 4º capítulo da série, que tem 7 anos no lombo.

Para mim, esse 4º capítulo é o magnum opus da série. O melhor, mais viciante, mais bem, feito, bem construído, sério, um jogo de culto, simples, directo e variado, ao contrário de todos os seguintes, que são entediantes, repetitivos, irreais, ridículos, controlos confusos e manobras parvas e sem nexo. Excepções, American Wasteland consegue ser um bom jogo apesar de tudo. Saído em 2005, conseguiu recuperar alguma da essência do jogo. Tentou reverter o efeito de THUG2, o pior jogo e o começo do fim. Colaboração ridícula com Jackass, tem tudo o que THPS não devia ser, e a partir daí, nada foi como antes.
O conceito sempre foi o mesmo, variando apenas pequenos pormenores, somos um jovem, que quer subir na carreira de skater, e para isso vai fazendo missões nos variados mapas das cidades. Completamente costumizável, o nosso skater vai subir até se tornar o mestre da prancha, mas é um jogo altamente irreal. Quem prefere simulação, tem agora outra opção que considero superior neste momento, Skate, produzido pela EA, é tipo o Gran Turismo do skateboard, enquanto que Tony Hawk's, poderia ser considerado o Burnout, se a sua qualidade não fosse tão desprezível actualmente. Mas não se pode dizer que jogabilidade arcada seja sinónimo de má qualidade, pois Burnout é um grande jogo, dos melhores de corridas. Simplesmente, falta algo a TH para voltar a ser um clássico.

Sem comentários:

Descrição

Blogue onde irei falar principalmente de música e videojogos. Irei tentar fazer uma abordagem leve ao cinema e outras artes sempre que entrar em contacto com elas.

Teared Clouds

Audição completa do álbum aqui:

Main Dish - Teared Clouds

Blogs

Contador de Visitas


Views Counter